Para atingir altos níveis de produtividade, é imprescindível garantir às plantas um bom manejo de irrigação, além do controle de pragas e doenças e de um estado nutricional ideal. Existem diferentes formas de se fornecer à planta os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento adequado na etapa nutricional, sendo através do solo ou via foliar.

A adubação via solo é uma prática comum, que visa garantir nutrientes a níveis ótimos para um bom desenvolvimento da cultura. É inevitável que a planta apresente alguma deficiência ou até mesmo excesso de nutrientes, sobretudo quando consideramos as distintas variáveis de campo e cultura. Isso pode ser identificado através da análise foliar, pois as folhas expressam o real estado nutricional da cultura.

Pensando nisso, a ferramenta Nutriscription foi criada para auxiliar o produtor e o agrônomo na identificação de possíveis deficiências, excessos e desequilíbrios nutricionais, norteando a sua tomada de decisão. Para tanto, seguindo protocolos já estabelecidos, amostras de folhas são coletadas e encaminhas para análise laboratorial, que irá quantificar os nutrientes presentes de maneira precisa, além de comparar essa informação com padrões de referência da cultura de acordo com o seu estágio de desenvolvimento. Em pouco tempo, tem-se os resultados dos níveis de cada nutriente, de maneira simples e clara.

Assim, os níveis poderão ser classificados como: muito baixo, baixo, ótimo, alto ou excessivo. A partir da classificação, a recomendação para corrigir e garantir um ótimo estado nutricional das plantas é realizada junto ao produtor, utilizando sempre a linha completa de nutricionais de alta tecnologia da Nutrien Soluções Agrícolas.